Comercio exterior brasileiro começara algum dia

VGM e a transmissão dos dados do container ao armador

VGM e a transmissão dos dados do container ao armador

Para saber se é sempre o exportador quem transmiti o VGM – Verified Gross Mass (peso bruto verificado) do container ao armador, é mister saber quem é o transportador marítimo do exportador. Se é o armador de fato, aquele que tem e opera o navio, ou se é um NVOCC.

O armador de fato é aquele que tem e opera o navio, e que faz o transporte real, utilizando sua embarcação.

O NVOCC – Non Vessel Operating Commom Carrier (transportador não operador de navio) é o que se pode chamar de “armador virtual”, pois não opera navio e trabalha com o navio do armador dono do navio.

Assim, não existe isso de consolidação e desconsolidação de carga no transporte marítimo, que é exclusivo do transporte aéreo. Isso é um erro do mercado, que vimos tentando mudar desde 1999. O que existe é a unitização e desunitização de carga.

Portanto, não existem os chamados B/L master e B/L filhote. Como o NVOCC é armador, o que existe é B/L e B/L, pois tanto o transportador dono do navio, quanto o NVOCC, são armadores, portanto transportadores da carga e se responsabilizando pelo transporte. Portanto, o NVOCC assume a responsabilidade sobre a carga que o exportador contratou com ele, e que ele contratou com o armador de fato, que assume perante ele.

Vide nosso artigo de 1999 https://blogdosamirkeedi.com.br/?p=1356

Assim, fica entendido que o exportador é quem informa ao armador o VGM, quando lida diretamente com ele. E que é o NVOCC quem informa o VGM ao armador dono do navio, quando este existe e está na operação.

Samir Keedi

Professor universitário de pós-graduação e técnico, palestrante, bacharel em economia, mestre em administração, autor de vários livros em comércio exterior, entre eles o “ABC do comércio exterior”. e-mail: samirskeconsultoria@gmail.com.br